quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Fundação Kosovar em risco

Quando se clama o poder desmedido de Lisbeua e o favorecimento desta em detrimento do dito Nuarte, ofusca-se a realidade. Depois de terem sido mais beneficiados pelo poder público, de Lisbeua, na construção do estádio da droga para o Euro 2004, mais uma vez, os kosovares, por intermédio do seu ayatolah e seus talibans de mão, não conseguem desmentir as informações que hoje vieram a público. O governo quer acabar com a Fundação Porto Gaia, entidade pública de direito privado, que na data da sua constituição era detida maioritariamente pelos kosovares, com uma quota de 51% (de acordo com os critérios do Governo, teria de ser uma fundação público-privada para o clube poder ter a maioria). A Câmara de Gaia, a Águas de Gaia e as freguesias de Crestuma e Olival, onde se localiza o Centro de Estágios, são outros dos sócios iniciais da entidade. Em 2010, o respectivo património, de 2,235 milhões de euros, mantinha-se exactamente igual ao que existia na criação da entidade, em 1999. No processo de avaliação, a dita fundação obteve uma classificação de 26,1 (numa escala de 0 a 100), sendo a 10ª fundação com pior nota. Esta é uma entidade muito dependente do financiamento público: 84,4% das suas receitas depende dos apoios públicos que recebe, contrariamente ao propalado pelos separatistas kosovares, que entre 2008 e 2010,  recebeu 4,234 milhões de euros em apoios financeiros públicos. O meu dinheiro, o nosso dinheiro.
Quando procuravam um centro de estágio, os kosovares tentaram várias opções, recaindo a escolha em Menezes, um ressabiado do PPD que, do outro lado do rio, faz oposição a Rio. E para isso, servem todos os argumentos: só em terrenos, a Câmara de Gaia pagou 1,5 milhões de euros. A fundação PortoGaia foi constituída em Maio de 1999 e o centro de estágios inaugurado a 5 de Agosto de 2002, começando a ser utilizado pelos kosovares aa 12 de Agosto. Mais tarde veio a saber-se que, de acordo com Inspecção-Geral de Finanças, a autarquia pagou a totalidade dos custos do centro de treinos: 16 milhões de euros, entregando o direito de superfície dos terrenos por 50 anos e exigindo apenas uma renda mensal de 500 euros pelo centro de estágio...frugalidades.... Todavia, o Visconde de Santa Eulália desmente categoricamente os factos. Mente, para dizer a verdade.
É este o poder que domina o futebol, corrupto e que se alimenta de dinheiro, usando todos os estratagemas para tal. Pior que isso, andam os sportinguistas preocupados com Sá Pinto e com as pressões da imprensa. Não entendem nada, pois não? Para sermos campeões, temos antes de acabar com o domínio kosovar. O resto é conversa de merda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário