domingo, 16 de dezembro de 2012

Sporting, um clube anexado

O Sporting Clube de Portugal é um clube anexado. Mas não todo, apenas uma parte: a mais apetecível para especuladores e lida com milhões. Se isto não é verdade, expliquem-me porque razão as primeiras opções dos dirigentes foi acabar ou desinvestir em outras modalidades nas quais éramos os melhores e investir todo o ouro no futebol. Quando obtiver uma resposta satisfatória, calo-me. O problema do Sporting é profundo e liga-se à especulação financeira, o quotidiano do nosso país após a entrada na Europa Monetária. Tal como Portugal, o Sporting é governado pelos bancos em situações claramente desvantajosas. Acresce o facto de sermos governados também por Bananas e burros e sermos um clube anexado pelos interesses kosovares. É só ver o caso da privatização do Totta, com Roquette está implicado em toda esta tramoia e em situações de clara burla como "testa de ferro" dos espanhóis. Este foi um dos negócios mais polémicos da burguesia financeira que manda no país, com Champalimaud à cabeça. No livro do banqueiro Mário Conde, em apenas quatro anos, o Banesto, a título individual e em aliança com a Valores Ibéricos, empresa detida pelo Banesto em conjunto com José Roquette, conseguiu controlar 50 por cento do capital social de um dos mais importantes bancos portugueses. À data da privatização o Banesto controlava 50 por cento do Totta e a lei só permitia que uma entidade estrangeira tivesse até dez por cento do capital de uma empresa portuguesa. Champalimaud compara o Totta e vende-o depois ao Banco Santander. E o nosso Roquette?
Com o capital acumulado na passagem pelo Totta, Roquette cria a holding Plêiade, com a mesma estrutura accionista e negócios variados. O maior é a concessão de uma importante rede de abastecimento de água em Marrocos, oportunidade resultante da entrada do ex-ministro Dias Loureiro na sociedade (15%). Mas a Plêiade está também em explorações agrícolas em África (Guiné, Moçambique, São Tomé), na aviação (vendas polémicas ao INEM e aos Serviços de Bombeiros)4, na Inapal, uma empresa fornecedora de plásticos à Autoeuropa, inaugurada por Cavaco Silva. A Plêiade acabará mesmo vendida ao BPN, um negócio em que Dias Loureiro terá recebido comissões e que também motivou buscas policiais à residência de Roquette em 2009. O percurso de Roquette na banca termina no BCP (participação de 0,3% em 2004), o banco a que em 1999, enquanto presidente do Sporting, tinha entregue a gestão do passivo do Sporting. Em 2004, Roquette integrava o conselho superior e o conselho de auditoria do BCP e no ano seguinte era um dos mais relevantes accionistas individuais da EDP, com assento no conselho de administração até 2006. Um pergunta: quem manda no BCP? Obviamente, o poder do Nuarte. Jardim Gonçalves, Teixeira Pinto e todo um conjunto de fraudes. Com ela a participação accionista nos Kosovares. Vejam o que se diz.

O que é a FC Porto SAD?

A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD (FC Porto SAD) foi constituída em 30 de Julho de 1997 e resultou da personalização jurídica da equipa de futebol do Futebol Clube do Porto (FC Porto) que tem por atividade "a participação, na modalidade de futebol, em competições desportivas de caráter profissional, a promoção e organização de espetáculos desportivos e o fomento ou desenvolvimento de atividades relacionadas com a prática desportiva profissionalizada da referida modalidade".
O FC Porto SAD tem tido um sucesso desportivo sem paralelo na história do futebol português. Nos últimos dez anos conquistou oito campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal, sete Supertaças, tendo ainda vencido uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental e uma Liga Europa. De resto, o FC Porto é o clube europeu com mais troféus conquistados no séc. XXI, tendo vencido 26 títulos, entre eles quatro internacionais. 

Não só os kosovares, mas também Sporting e Larilas têm acções no BCP, por isso se torna estranha razão de sermos um clube anexado. Vê-se claramente o seguinte:
1º A banca tem interesses em todos os clubes?
2º Alguém, a mando da Banca, quer reduzir as hipoteses de investimento nos clubes, limitando a dois;
3º A Banca perde dinheiro, mas deve ganhar de outra forma ilícita. E aí entram os fundos dos jogadores, que servem para lavar dinheiro sujo;
4º Roquette entregou o Sporting aos interesses existentes, desprotegendo-o desportivamente;
5º O Sporting é governado por "testas de ferro" que não são sportinguistas mas simples comissionistas na lavagem de dinheiro;
6º A gestão desportiva do Sporting foi entregue a amadores comprometidos com os Kosovares;
7º A crise do Sporting é propositada. Até que surja alguém que bata o pé e acabe com a SAD, financiando-se em condições muito mais agradáveis e vantajosas.
8º Acabar com a SAD é iniciar o rejuvenescimento do clube, comprometido com ele próprio;

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

4 comentários:

  1. O que é que o FC Porto tem a ver com as asneiras, com a falta de inteligência e de visão dos dirigentes do seu SCP? Nada. Deixa de deitar a culpa pelos erros próprios do seu clube para cima dos outros. Até a Banca está mando do FC Porto??????? É de rir.
    Só conjuras e e maquinações obscuras na sua mente. O Sr. antikosovar estaria apropriado para viver na Rússia estalinista ou na Alemanha hitleriana, dado a sua mentalidade persecutória.

    ResponderExcluir
  2. Caro kosovar: os accionistas dos Kosovares são Kosovares: Amorim e Jardim Gonçalves. Curiosamente, assumiram a dívida do SCP. E isso é apenas um aspecto, porque o SCP está minado de lacaios a soldo que informam o clube rival. Cresça e apareça ou então deixe-se estar nesse buraco a que chama cidade.

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar, não sou Kosovar. Tenho nacionalidade portuguesa, é assim que o Estado Português me encara: pago impostos em Portugal, e possuo direitos e deveres que a Constituição e a Lei vigente no território português me conferem.
    O raciocínio - se é que se pode chamar de tal - que o Sr. aplica é confrangedor e intelectualmente desonesto: portanto pelo facto de os principais accionistas de um Banco serem naturais de determinada região do País, segue-se como conclusão imediata e lógica que o Banco serve de fachada para os interesses próprios de uma pessoa ou de uma região, que apenas se servem do Banco para perseguirem os seus motivos pessoais. Que tal aplicar esse seu "raciocínio" a outros domínios da vida portuguesa? E o BES, cujos accionistas são maioritariamente sportinguistas, não estão ao serviço do SCP? Será que o BES só existe como fachada para encobrir interesses ocultos que beneficiam o Sporting? Não acredito em tal coisa, e só uma mentalidade muito retorcida, que só vê conspirações em todo o lado, é pode encarar tal situação.

    "deixe-se estar nesse buraco a que chama cidade." Não considero Lisboa um buraco, se é essa a sua opinião nem vou tentar contrariá-la, e não sou o único que consideram ou chamam Lisboa de cidade. Lamento a sua mesquinhez, a sua obcecação a raiar a loucura.
    "Cresça e apareça" De facto espero continuar a evoluir a nível intelectual, o que não me parece o seu caso, que vive numa redoma mental e numa cegueira de espírito. E fico por aqui, porque já vi que é infrutífero continuar a argumentar com um demente como o Sr., ou alguém que vive ou viveu num hospício.

    ResponderExcluir
  4. Chamo-lhe kosovar de forma retórica, como se chama alfacinha a um lisboeta ou carapau a um setubalense. Esta denominação deriva da observação da ânsia separatista que vem do inicio da nacionalidade portuguesa, encetado pelas gentes do apodado Norte e que ainda não teve o seu fim. Eu sei o que estou a falar, você talvez não. Mas não vou perder tempo a mostrar-lhe a história que você, obviamente, deturpará para mostrar que a razão está do seu lado. Como tal, o regionalismo separatista alimentado pelo presidente Corrupto da Costa desde 1976 alimenta este sentimento Kosovar. Por mim, subscrevo integralmente a criação de um colonato kosovar, desde que cunhe a sua moeda, cobre os seus impostos e viva do seu orçamento e não do de Portugal. Quanto ao meu raciocínio, é o que há. Se quiser outro em consonância com a sua opinião, e só aí é que será válido no seu entender, pergunte ao Corrupto que governa a sua organização criminosa, ao miguel Guedes, ao Rui Moreira ou ao Guilherme de Aguiar. Então, poderá bater palminhas e dizer "amén". Nas suas cores, o raciocínio ganha validade. Nas minhas, não presta. Quanto aos accionistas do Sporting serem do BES e sportinguistas, não me está a ensinar nada: isso já o sei eu e luto contra isso, se conseguiu compreender o meu português. Para finalizar: a sua cidade é mesmo um buraco decrepito de gente mal educada e presunçosa. Volte sempre, caro kosovar.

    ResponderExcluir